Para entender por que os tubarões são altamente respeitados na cultura havaiana, você deve primeiro entender o conceito de ‘aumākua.
Aumākua são membros espirituais de uma família humana, assumindo a forma de um determinado animal ou objeto. Na cultura havaiana, todas as coisas – animais, plantas, rochas, arco-íris, nuvens – têm uma energia interna ou espírito dentro delas, que fornece um meio de comunicação com uma das quatro entidades maiores: Kane, Ku, Lono e Kanaloa.
Esses objetos ou animais não são adorados diretamente, em vez disso, são vistos como vias de conexão, portas de entrada para a divindade. Eles recebem reverência simbólica. A sua presença é procurada tanto em momentos de festa como de crise, e atuam como curandeiros, conselheiros e protetores de uma determinada família.
Eles são valorizados por seu alto intelecto e sensibilidade.
Antigamente, acreditava-se que o tubarão ‘aumākua nascesse de fetos abortados que não nasceram e não eram capazes de se sustentar em vida. O feto seria levado ao mar e dado aos tubarões, apenas para renascer como um tubarão bebê ‘aumakua.
Dessa forma, foi criado o vínculo entre a família e o tubarão.
A peça foi entalhada em madeira nobre, tratada com cera de abelha e óleo mineral. O cordão tem ajuste de altura e a peça pode ser molhada.
Atenção
A peça física pode ter características levemente diferentes devido à incidência de luz natural e artificial na produção das fotos.
Desde 2019 aprimorando e compartilhando o conhecimento através de peças produzidas à mão com muito amor à arte e à cultura!